Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Responsabilidade Social

Campanha Natal inclusivo-2012

No natal de 2012, a Benedetti Advocacia realizou uma campanha para arrecadar material escolar para crianças e adolescentes assistidos pelo Estado

"Acolher, cuidar e amar crianças feridas no corpo, na alma e no espírito" são as funções desempenhadas pelo NUSELON - Núcleo Social Evangélico de Londrina - entidade filantrópica que atende crianças que sofreram violência física, sexual, psicológica, negligência e que foram abandonadas da convivência familiar por motivo de prisão, doença ou uso de drogas por parte de seus pais ou responsáveis.

Fundada em 1978, o NUSELON atende atualmente 600 crianças e adolescentes, prestando auxílio às vítimas de violência familiar de qualquer natureza, possuindo, inclusive, em caso de destituição do poder familiar, 3 unidades de abrigo localizadas na Rua Benjamin Franklin, 23, no Parque Jamaica.

Andréia Russo, assistente social e responsável pelo NUSELON, explica que o objetivo é acolher essas crianças e adolescentes para que estes possam se desenvolver dignamente, com amparo psicológico e suporte material necessário para estudar e, futuramente, desempenharem uma profissão. "A intenção é planejarmos um roteiro de atividades tal como os realizados dentro de casa em um contexto familiar harmônico, por isso as crianças acordam, vão para a escola e fazem suas refeições durante os dias e horários programados", complementa Andréia.

Todas as crianças e adolescentes que residem no abrigo do NUSELON foram encaminhadas pelos Conselhos Tutelares por meio do Juiz ou Promotoria da Infância ou Juventude a fim de que se aplique medida de proteção e preparação para a vida independente ou eventual colocação em família substituta, uma vez que em muitos casos os responsáveis não possuíam condições de educarem adequadamente os seus filhos. Sobre o assunto trata a assistente social Andréia Russo: "Muitas crianças e adolescentes que estão sob os cuidados do NUSELON são destituídas do poder familiar porque os pais influenciam negativamente a educação de seus filhos, como, por exemplo, o fato de alguns serem traficantes de drogas".

A fim de modificar a realidade de inúmeros jovens e crianças encaminhados aos abrigos do NUSELON, e para que estes possam se desenvolver adequadamente e se prepararem para uma vida independente, tal como é o objetivo da instituição, melhor medida é fornecer apoio para que estudem e se preparem para o futuro mercado de trabalho. Pensando em tal proposta, os colaboradores da Benedetti Advocacia, que também divulgaram a campanha para os amigos, adotaram crianças e adolescentes em fase escolar e compraram todos os materiais educacionais necessários para que em 2013 a esperança para aqueles que são considerados o futuro do Brasil seja vivificada.

Fernanda, de 17 anos e concluinte do ensino médio, recebe os cuidados do NUSELON e reside em um de seus abrigos há 11 anos. Neste meio tempo, estudou, fez curso profissionalizante e conta que o seu maior sonho é ser policial. "Ser policial sempre foi o meu maior sonho, porque eu queria ser diferente da minha família, pois quase todos eles são traficantes, por isso que estou aqui no NUSELON, e depois que eu vim para a instituição, tive o desejo de ser policial para combater algumas criminalidades".

Ainda que com uma pitada de fantasia inerente às crianças, tal como Fernanda, inúmeros jovens também sonham e desejam concretizar algum objetivo na vida, e para que estes desejos se tornem realidade, campanhas de solidariedade e de inclusão natalina são bem vindas, pois se não se há como modificar a realidade de um contexto familiar pernicioso para a criança, que ao menos se forneça a esperança de que o seu futuro seja promissor.

Carla Benedetti